domingo, 24 de julho de 2011

Projeto Tempo de Empreender Goiás
Confecções e Costureiras


O ano de 2011 começou a todo vapor na cidade de Catalão – pólo de confecção em moda íntima localizada a 260km de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Todo esse barulho tem sido promovido por meio do Projeto Tempo de Empreender Goiás que é uma parceria do SEBRAE GOIÁS e ICC – Instituto Camargo Correa com vistas a atender empresários locais da indústria de confecção e profissionais do setor como costureiras, cortadeiras, modelistas e empreendedores futuros.

O Projeto abriu o ano com a entrega do Diagnóstico Ambiental promovido pelo SENAI CETIQT–RJ, renomada instituição no setor têxtil localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ. 10 indústrias de confecção participantes do Projeto foram atendidas individualmente nesta ação em 2010 pela equipe da instituição que continha três profissionais: uma design de moda, um engenheiro ambiental e uma técnica em produção. Outras ações seguiram neste ano de 2011, como a Palestra: "Como participar de Rodadas de Negócios" e a Palestra: "A importância do Marketing nas empresas". Ainda, 10 empresas foram novamente atendidas pelo projeto numa consultoria in loco visando melhorias do marketing e o uso de suas ferramentas com baixo custo, com foco nas vendas.

Mas o Projeto não parou por aí. Antecipando-se às tendências de moda, comportamento e consumo, todos foram convidados a participarem da primeira Oficina de Criativação já existente na cidade de Catalão-GO, que visa trabalhar pesquisas de comportamento e últimos acontecimentos no mundo, voltando-se à interpretação destes para a criação e desenvolvimento de coleções de moda para o Verão 2012. Ou seja, durante esta ação o design foi extremamente valorizado e esta ação aconteceu em parceria com o SENAI CATALÃO e SENAI ÍTALO BOLOGNA, utilizando um dos melhores materiais de pesquisa em moda já existentes no país que é o CADERNO DE INSPIRAÇÕES DO SENAI CETIQT – VERÃO 12. Vale ressaltar que todo o curso, bem como todo o material foi oferecido gratuitamente aos participantes, assim como todas as ações que acontecem no projeto. 

Semana de Capacitação em Negócios de Moda de Catalão - 2011
Amarildo Vieira, Camilla Costa, Estilista Thais Gusmão,

Victor Antº e Leandro Pires


A bola da vez é a Associação Moda & Flor – Associação de Costureiras de Catalão, que foi acompanhada por consultor especialista no setor, disponibilizado pelo projeto para a abertura desta visando fortalecer o setor de prestação de serviços para as confecções locais e ainda desenvolver o empreendedorismo às facções, costureiras, cortadeiras, modelistas e demais profissionais. Lançada em Dezembro de 2010 durante a Semana de Capacitação em Negócios de Moda de Catalão, a Associação já consta com 43 associados e no dia 16 de junho foi fechado parceria com o Dr. Marco Antônio Jorge Dahas, advogado catalano que se disponibilizou a prestar assessoria jurídica à associação gratuitamente neste primeiro ano. E as parcerias não ficam por aí... as “garotas” já contam com o trabalho de um contador em caráter de parceria e seguem na busca de um local fixo. Os clientes também já estão se movimentando, e atualmente as "mocinhas" já negociam a prestação de serviços para empresas fora de Catalão-GO e até mesmo no Distrito Federal. Esta semana recebi a notícia por parte da Presidente da Associação Lourdes Silvéria, de que uma peça piloto em moda praia já foi enviada por Sedex a uma empresa de Brasília-DF que já estão em fase de negociações finais. A expectativa é de iniciarem a produção de 800 peças mês para esta empresa em questão e seguirem em contínuo trabalho. Este movimento também se dá pela criação do blog da Associação Moda & Flor (www.modaeflor.blogspot.com) que está em fase de construção. Assim fica super fácil localizar as meninas da associação e contratar a mão de obra delas.

Em junho, as associadas bem como as indústrias de confecção participaram de um dos principais eventos de Underwear/Praia/Fitness do Brasil - Salão de Moda Brasil que aconteceu na cidade de São Paulo-SP. Nesta viagem, por meio do projeto foram atendidos gratuitamente 24 empresários/profissionais do setor de moda e confecção da cidade de Catalão-GO.

Os cursos de aperfeiçoamento em Costura, Risco, Corte e Enfesto em moda íntima e modinha já estão com as inscrições encerradas. Isto se dá devido à grande demanda para a participação dos mesmos que totalizam-se em 04 (quatro) turmas acontecendo neste período do final do mês de Julho até meados de Novembro 2011. Nesta 2a feira dia 25, acontece na cidade de Catalão-GO a Palestra: "Qualidade na Produção" com foco para as indústrias de confecção, mas logicamente está aberta a todos os interessados visto que algumas questões serão discutidas em âmbito geral. 

Ainda no decorrer da semana, o mesmo consultor/palestrante atenderá 10 indústrias de confecção participantes do projeto em Catalão-GO, por meio de Consultoria de Produção in loco no total de 12 horas para cada empresa.

E aí, você tem alguma dúvida de que o interior está se movimentando? Seguem abaixo os contatos do Sebrae Catalão para você saber mais sobre o Projeto e outros serviços que lhe interessar. Também, seguem os dados das "meninas" da Associação Moda & Flor. Se você quiser, pode bater um papinho com elas, ok?



Sebrae Catalão
Projeto Tempo de Empreender Goiás
Gestor do Projeto: Victor Antônio
Fone: (64) 3441.2512
E-mail: victor.costa@sebraego.com.br


Associação Moda & Flor
Associação de Costureiras de Catalão-GO
Presidente: Lourdes Silvéria
Vice-Presidente: Maria Solange
Fone: (64) 3411.7594 - 8127.9403
E-mail: modaeflor@gmail.com
Blog: www.modaeflor.blogspot.com


Palestra: "Qualidade na Produção"
Data: 25.07.11 - 2a feira
Horário: 19h30
Local: Sebrae Catalão-GO
Endereço: Av. Raulina Paschoal, 2.273 - Centro
Informações: (64) 3441.2512 com Murilo e/ou Victor
ENTRADA FRANCA




Publicado em 24.07.11, às 16h41, por Leandro Pires