quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Certificação Profissional de Costureiras

Hoje acontecerá mais uma importante etapa na vida de nossas costureiras da COOPERMODA. Mais uma vez o Projeto Tecendo a Moda em Flor, desenvolvido pelo Sebrae Goiás e Sebrae Nacional em parceria com o ICC - Instituto Camargo Correa chega na frente e realiza uma ação pioneira no Estado de Goiás e porque não dizer no Brasil. 

Iniciaremos hoje a Certificação de nossas costureiras da COOPERMODA. Pela primeira vez fora do Estado do Rio de Janeiro, costureiras serão avaliadas, passando por provas e testes para a certificação profissional da atividade que exercem. Ou seja: Goiás chega na frente mais uma vez. Você deve estar se perguntando o que é e pra que serve a certificação profissional, correto? Bora lá que vou explicar pra você entender melhor:


O que é a certificação profissional?

A certificação profissional é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui a competência e a qualificação necessárias para o exercício profissional em determinado campo de atividade - no nosso caso, na costura. Nesse contexto, a competência profissional passa a ter cada vez mais importância para a inserção de profissionais no mundo produtivo. Há uma expressiva demanda por parte dos trabalhadores por reconhecimento das competências adquiridos no desempenho profissional. 

Consideremos ainda que a certificação profissional seja um ato de inclusão social. Digamos que agora nossas costureiras serão não apenas costureiras, mas sim costureiras certificadas e reconhecidas na prestação de serviços que oferecem à indústria de confecção brasileira. Isto traz maior dignidade à profissão e ao profissional de costura. É o reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades e competências do trabalhador, aprimorando a qualificação dos trabalhos para o desenvolvimento econômico e social do país. É o reconhecimento de que uma pessoa possui a qualificação necessária para o exercício profissional da costura. 


Como acontece?

O total de profissionais que serão certificadas nesta etapa em Catalão-GO, costureiras inseridas na COOPERMODA, totalizam em 38 profissionais. Estas receberão a gratuidade da certificação, visto que os custos destes serviços foram subsidiados pelas entidades que desenvolvem o Projeto Tecendo a Moda em Flor. No dia de hoje (11.10) uma turma fará a prova escrita, composta de 20 (vinte) questões voltadas ao trabalho desenvolvido por uma costureira na indústria de confecção, e nova turma fará a mesma prova no dia 19.10. 

Posteriormente, nos dias 22 e 23. 10 as costureiras aprovadas na prova escrita, passarão então pela prova prática, onde terão que sentar à máquina de costura e monitoradas por uma profissional especialista em produção, farão atividades que compreendem a costura e fechamento total de uma peça de vestuário em malha. 

Atualmente existe apenas a certificação de costura em malha. Já está sendo trabalhado a mesma certificação em jeans, e dentro em breve outras especificidades do setor. Para tanto, nossa costureira deverá fechar uma cueca, ou uma camiseta, ou uma bermuda em malha. Também no ato da prova, será observado todos os procedimentos de segurança e prevenção de acidentes, que incluem a observação dos acessórios que estão usando no momento da costura pela profissional, se o cabelo está solto ou preso, se está usando calçado fechado e por ai vai. Assim como quando tiramos carteira de motorista é avaliado se usamos cinto de segurança e outras normas, entende? Tudo isso implica na aprovação ou reprovação da(o) candidata(o). 

Após serem aprovadas, daí serão cadastradas no órgão nacional, responsável por este credenciamento (no caso o Senai Cetiqt) e então receberão sua carteira de Certificação Profissional que deverá ser prestada contas a cada dois anos, tendo esta a validade de quatro anos. Assim sendo, a partir de agora em Catalão-GO teremos costureiras profissionais, reconhecidas e certificadas na profissão que exercem. Isso gera competitividade no setor de prestação de serviços de facção.

Sucesso para nós!



Postado em 11.10.12, as 10h06, por Leandro Pires 
Máquinas de Costura na COOPERMODA

Boas notícias acompanham a COOPERMODA, cooperativa de produção e vestuário na cidade de Catalão-GO. Acabaram de chegar as novas máquinas de costura destinadas à cooperativa que foram doadas pelo ICC - Instituto Camargo Correa, Sebrae Goiás e Sebrae Nacional, por meio do Projeto Tecendo a Moda em Flor desenvolvido pelas três instituições na cidade de Catalão-GO, pólo de moda íntima do Estado de Goiás. E se vocês estão achando que foram apenas algumas poucas máquinas de costura, se enganaram. Nesta doação à cooperativa, constam máquinas que em Catalão-GO somente duas grandes empresas possuem, como por exemplo a máquina de bojar (fazer bojo para sutiãs). Veja um pouco do que foi doado, porque não dá pra colocar tudo aqui pra vocês devido a grande quantidade de doações do projeto: máquina reta, zig zag, overlock, interlock, galoneira, travete, máquina de fazer laço, máquina de corte de disco e de faca, prespontadeira ponto fixo alternado, botoneira, caseadeira, máquina de cós, de braço, mesa de corte, cadeiras, entre outros. Ufa!!!! Muita coisa né? 

Aliado a tudo isto, estamos na 2a semana de treinamento da PUPI (como já comentamos com vocês em posts anteriores) e daqui a duas semanas começaremos os trabalhos direcionados à produção e ainda os cursos de qualificação e aperfeiçoamento em costura industrial, risco, corte e enfesto e modelagem. Nossas meninas estão a todo vapor... aprendendo, treinando e trabalhando para fazerem diferente na indústria de confecção e moda do Estado de Goíás. Vejam as fotos e a carinha de felicidade delas... 

Costureiras na Sede da COOPERMODA

Costureiras trabalhando na mesa de corte

Trabalhando na costura

No intervalo de curso da PUPI com equipe Sebrae-GO


Gerente Sebrae-GO (Catalão-GO), Gestora do Projeto, Diretoria COOPERMODA e Téc. CETIQT


Gerente Sebrae-GO (Catalão), Presidente COOPERMODA, Gestora Projeto, Téc. CETIQT


Gestora e Apoiador do Projeto e Técnico do Senai Cetiqt


Gestora e Apoiador do Projeto e Presidente da COOPERMODA


Postado em 11.10.12, às 08h59, por Leandro Pires