Outlet de lingeries? Como assim?
Você já ouviu falar em outlet, correto? Mas em outlet de lingerie? Saiba mais acompanhando esta matéria publicada pelo site da ABF Franchinsing como sendo uma das oportunidades de franquias voltadas à moda.
Portal Terra Empreendedorismo - 7/09
O que fazer com as sobras das coleções passadas? As principais grifes de moda já se acostumaram ao conceito de venda dos excedentes em bazares eoutlets. Mas, no mundo das lingeries, essa prática ainda é menos difundida. Com experiência no segmento, Maurício Michelotto viu aí uma ideia de negócio. "Eu trabalhei na indústria de lingerie por 28 anos. O destino das coleções passadas sempre foi um desafio para as marcas. Eu vi em uma deficiência do mercado uma oportunidade para mim", relembra. Dessa ideia surgiu a rede Outlet Lingerie.
Em 2008, o empresário decidiu investir em um modelo de loja que comercializasse as peças de coleções passadas de grandes marcas. A rede já foi projetada com o objetivo de atuar no formato de franchising no futuro. Há cerca de um ano, o empresário deu continuidade ao projeto e liberou a entrada de franqueados. Desde então, a marca ganhou 29 lojas.
Para o franqueado Renato Pantaleão, o grande atrativo da marca é o baixo custo para implantação que, segundo a franquia, totaliza R$ 170 mil, incluindo capital de giro, taxa de franquia e estoque inicial. Além disso, para o empreendedor, a palavra outlet ajuda a captar clientes. "O nome é um dos grandes fatores e a rede de fato encontra bons preços. Os valores são bem diferenciados."
De acordo dados do Outlet Lingerie, os preços das peças são de 40% a 70% menores do que os normais. Apesar dos descontos, o negócio é voltado para as classes A e B. "Embora seja um produto com preço 40% inferior ao que se encontra na loja da marca, essas peças não são populares", afirma Renato.
Fornecedores do outlet
As lojas são abastecidas com produtos de coleções passadas de grifes como Scala, Nu.Luxe, Forum, Valisère, Puket, Hope, Darling, Un.i, Rosa Chá, Dressy e Caro Cuore. Todas as peças adquiridas no outlet podem ser trocadas em até 30 dias.
A compra de suprimentos para a loja é feita por meio do franqueador, que negocia com as marcas parceiras. Segundo Renato, o bom preço das lingeries para o consumidor final não afeta a lucratividade do negócio. De acordo com dados do Outlet Lingerie, o franqueado lucra mensalmente cerca de 10% do faturamento líquido mensal.
Perspectivas da marca
Até o final do ano, a Outlet Lingerie pretende ter 40 lojas. Para 2013 e 2014, a expectativa é de 65 e 100 unidades, respectivamente. A intenção é abrir lojas por todo o País. A rede já possui franqueados nas cinco regiões do Brasil, em cidades como São Paulo, Curitiba, Natal, Goiânia e Manaus.
A intenção da marca é fechar 2012 com faturamento bruto de cerca de R$ 20 milhões.
O mercado
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de vestuário cresceu 7% no ano passado, o que é um número bom comparado à taxa do PIB de 2011 que foi de 3%. Entretanto, em 2010 o mercado teve um desempenho ainda melhor e cresceu 29% em relação a 2009.
Uma das explicações da entidade para os dados é o bom momento do mercado de lingerie. O nicho tem apresentado um crescimento consistente, mas não gera números tão altos para o setor como um todo porque seu tíquete médio de compra é inferior ao de outros segmentos de vestuário.
Outlet Lingerie em números
Setor: vestuário
Resumo do negócio: rede de outlet de grifes de lingerie
Número de unidades: 38 unidades
Unidades próprias: 9 unidades
Unidades franqueadas: 29 unidades
Faturamento mensal médio: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Taxa de propaganda: 2% sobre faturamento bruto
Taxa de royalties: 5% sobre faturamento bruto
Capital para instalação: incluindo capital de giro, taxa de franquia e estoque inicial
Prazo de retorno estimado: de 18 a 24 meses
Principais concorrentes: lojas de lingerie em geral
Resumo do negócio: rede de outlet de grifes de lingerie
Número de unidades: 38 unidades
Unidades próprias: 9 unidades
Unidades franqueadas: 29 unidades
Faturamento mensal médio: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Taxa de propaganda: 2% sobre faturamento bruto
Taxa de royalties: 5% sobre faturamento bruto
Capital para instalação: incluindo capital de giro, taxa de franquia e estoque inicial
Prazo de retorno estimado: de 18 a 24 meses
Principais concorrentes: lojas de lingerie em geral
Publicado em 20.09.12, às 11h12 por Leandro Pires
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